Pega bem ser ecologicamente correto. A petroleira que promete neutralizar as emissões de gás carbônico de seu carro se você abastecer em qualquer um de seus postos, o banco que anuncia a construção de agências sustentáveis, a petroquímica que produz plástico verde e o novo barril verde, amplamente anunciado nos veículos de comunicação. Este tipo de propaganda tem nome: GREENWASHING. Em português, a melhor tradução seria um “banho verde” que se dá a ações, produtos ou processos industriais que divulgam seu comprometimento com a preservação do meio ambiente, mas sem compromisso com a realidade.
Segundo os critérios estabelecidos pela UNFCCC (sigla em inglês da Conferência-Quadro sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), dez das empresas líderes brasileiras em programas de preservação da natureza praticam, cientes ou não, greenwashing. Na Europa as companhias que fizeram isso no passado, pois agora realmente é impossível praticar greenwashing na Europa sem ser alvo de protestos, estão pagando caro. No Brasil ainda é
possível entrar em um website qualquer, calcular suas emissões de gases de efeito-estufa (GEE) e, no mesmo website, contribuir para algum projeto de preservação.
O processo de neutralização de GEE, segundo a UNFCCC funciona desta forma: quando retiramos (ou deixamos de emitir) uma tonelada de dióxido de carbono equivalente da atmosfera, provável através de evidências objetivas, estaríamos gerando um crédito de carbono. No processo de neutralização, faz-se um inventário de emissões de GEE que devem ser zeradas. Ou seja, se temos 100 toneladas por dia de gás carbônico emitido, precisamos de cem créditos de carbono por dia para neutralizar o processo.
A petroleira promete neutralizar as emissões de gás carbônico de meu carro plantando árvores. Eu quero saber onde está a minha árvore. Preciso que seja instalada uma câmera que permita o acompanhamento instantâneo do que acontece com a minha árvore. Também quero que a minha árvore tenha uma placa com o meu nome, garantindo que aquela planta é responsável pela neutralização das emissões geradas unicamente pelo meu veículo. Preciso saber que tipo de árvore é para que eu possa calcular sua capacidade de fixação de carbono e, consequentemente, saber o que é CO2 potencial e o que é processo fotossintético. Preciso ter certeza que a companhia petroleira tem um plano B, caso minha árvore seja atingida por um raio, morra ou atacada por cupins.
A ecossustentabilidade na construção civil deve apresentar evidências objetivas, deve listar a origem de suas certificações e materiais, deve, no mínimo, ter um histórico detalhado da obra, conhecido em engenharia como databook.
A petroquímica que anuncia a criação de um plástico verde nos faz pensar que o material usado na fabricação do polímero é renovável e biodegradável, mas na verdade utiliza etanol como combustível e não um insumo energético fóssil.
O barril verde é um petróleo sintético? Produto de um processo químico altamente sofisticado que cria longas cadeias olefínicas com tantas moléculas de hidrocarbonetos parafínicos que permitam a formação, em laboratório, de nafta, óleo diesel ou gasolina? Não. É a doação de um real, por barril de petróleo produzido convencionalmente, para projetos de preservação de florestas e qualidade de vida de populações locais.
O greenwashing usa o desconhecimento da maioria das pessoas no que diz respeito ao meio ambiente, para demonstrar um compromisso inexistente.
Com relação à calculadora de emissões, os softwares utilizados para cálculo são importados e não levam em consideração a matriz energética local. Logo, não refletem a realidade do país e não apresentam dados corretos. Como pessoa física, use o bom senso, se você quer ajudar a preservar a vida no planeta. Não jogue lixo nas ruas, recicle, evite o desperdício. Como pessoa jurídica, informe-se.
Diga não ao greenwashing. Pratique a ecossustentabilidade com responsabilidade.
Ciente da importância da adoção de ações ecossustentáveis que surtam resultados positivos e evitem a prática de Greenwashing, a PLANCK E promove treinamentos com este objetivo, orientando profissionais envolvidos com o tema sobre as inúmeras possibilidades de fazer a diferença, para melhor, à preservação do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário